quinta-feira, 1 de maio de 2008

Dia do Trabalhador e não só


Saí de casa cedo para ir trabalhar e deparei-me com flores em várias portas, janelas, para-brisas, etc. Não tirei fotografias e infelizmente ao regressar a casa já tinham sido retiradas quase todas, tirando estas que estavam a sair de uma caixa do correio.
Ao almoço perguntei a um colega que me explicou que o 1º de Maio é não só o dia do Trabalhador mas tambem o dia das Maias, flores que são colocadas nas portas, janelas e outros orifícios das casas para impedir que o Diabo entre. As Maias são as flores das giestas.
Fui à procura na internet e encontrei muitas outras explicações demasiado extensas, pelo que vos convido a fazerem o mesmo se se acharem interessados no tema.

Gosto de ver algumas destas tradições de Portugal a sobreviver nas grandes cidades.

4 comentários:

Rute CS disse...

O que eu detesto quando põem maias na minha porta ou no meu carro... Tive uma vizinha que, nas suas boas intenções, fazia isso. Acho um abuso.

Big Brother disse...

Eu imagino que as pessoas o façam mais por fazer parte da sua herança cultural e não tanto por acreditarem realmente mas percebo o teu ponto de vista.
A mim deu-me a sensação de estar numa comunidade tipo uma aldeia que eu julgo que é algo que se perde nas grandes cidades.

Anónimo disse...

Pois eu digo-te que é uma tradiçao que eu me obrigo a cumprir todos os anos. Não sei se por acreditar na lenda, mas não vá o diabo tecê-las e entrar-me mesmo por aqui a dentro. Este ano pus em todas as janelas da casa, mas esqueci-me de por na porta da frente... pode ser que ele não tenha visto ;)
Cris

Big Brother disse...

Não viu de certeza, Cris. Não te imaginava dada a superstições. ;)